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Mauler Lobo Advocacia

Desafios da Litigância Predatória: Avaliação Crítica no Âmbito Aéreo e Contextos Adicionais


Título: Desafios da Litigância Predatória: Avaliação Crítica no Âmbito Aéreo e Contextos Adicionais

Autora: Lydia Mauler Lobo


Resumo:

O presente estudo oferece uma revisão crítica sobre a prática da litigância predatória, enfatizando especialmente sua prevalência no setor da aviação. Esta análise se inicia com uma revisão do trabalho de Marcelo Pedroso, enfocando não apenas o conteúdo, mas também suas possíveis imprecisões e pontos de vista unilaterais. O artigo também estabelece um diálogo com os argumentos de Deborah L. Rhode em "Litigação Frívola e Reforma da Justiça Civil: Equívocos no Problema, Revisões na Solução". Rhode aborda o tema da responsabilização ("accountability") e examina como o discurso sobre litigação frívola pode ter repercussões na responsabilidade corporativa. Ela argumenta que um foco desmedido em litigação frívola pode mitigar a responsabilidade das empresas, erigir barreiras contra reivindicações legítimas, afetar adversamente as políticas e diminuir o papel vital do sistema judiciário na promoção da responsabilidade empresarial. Na conclusão, argumenta-se a favor de um tratamento mais equilibrado e fundamentado em dados para compreender e enfrentar a litigância predatória, considerando tanto o acesso à justiça quanto a responsabilidade das corporações.


Abstract:

This study conducts a critical review of predatory litigation, with an emphasis on its presence in the aviation sector. It begins with an examination of Marcelo Pedroso's work, focusing not just on its contents but also on its potential inaccuracies and biased viewpoints. The article further engages with the viewpoints of Deborah L. Rhode in "Frivolous Litigation and Civil Justice Reform: Mistaking the Problem, Revising the Solution." Rhode explores the concept of "accountability" and examines how the discourse on frivolous litigation can have implications for corporate responsibility. She argues that an undue focus on frivolous litigation can lessen corporate accountability, erect barriers against legitimate claims, adversely affect policies, and diminish the critical role of the judiciary in upholding corporate responsibility. The conclusion argues for a more balanced and data-driven approach to understand and tackle predatory litigation, considering both access to justice and corporate accountability.


Introdução - Além das Aparências: Uma Visão Detalhada da Litigância Predatória.


A litigância predatória representa um tópico complexo e multifacetado que suscita debates intensos e opiniões variadas a respeito de sua natureza e impacto. Este estudo visa mergulhar nas profundezas dessa temática, com especial foco no setor aéreo, através de um exame criterioso do trabalho de Marcelo Pedroso, intitulado "Desafios da Litigância Predatória no Setor Aéreo". Nosso intuito é analisar de forma detalhada as abordagens de Pedroso e simultaneamente estabelecer ligações importantes com a ideia de responsabilidade corporativa (“accountability”), conforme discutido por Deborah L. Rhode.


Além de dissecar os argumentos de Pedroso, essa investigação se expandirá para compreender o impacto mais abrangente da litigância predatória, especialmente no que tange ao acesso à justiça. Buscamos não apenas interpretar as proposições do autor, mas também sondar as sutilezas e os desafios intrínsecos a essa questão em um contexto mais extenso.


Para enriquecer esta discussão, estabeleceremos um paralelo entre as questões levantadas por Pedroso e os pontos debatidos por Deborah L. Rhode em seu trabalho “Litigação Frívola e Reforma da Justiça Civil: Repensando o Problema e a Solução”. Rhode questiona certos entendimentos sobre litigância frívola, desvendando como a interpretação da litigância predatória pode ser exageradamente simplificada e os efeitos negativos que isso pode ter sobre o acesso legítimo à justiça.


As reflexões de Rhode ressoam em diversas críticas ao texto de Marcelo Pedroso, sublinhando a necessidade de um enfoque mais ponderado e fundamentado em evidências para entender e abordar este tema, especialmente no que se refere às reformas do sistema de justiça civil.


Ao analisar as teses de Pedroso, as críticas em seu artigo de opinião e as implicações mais extensas da litigância predatória, nosso objetivo é oferecer uma perspectiva holística e elucidativa sobre a matéria, contemplando não somente o setor aéreo, mas também aspectos vitais ligados à responsabilidade corporativa e ao acesso à justiça. A análise começará com uma avaliação minuciosa do trabalho de Marcelo Pedroso, seguindo com a exploração das correlações entre suas preocupações e os argumentos de Deborah L. Rhode.


Explorando Perspectivas: Análise da Opinião de Marcelo Pedroso sobre Litigância Predatória:


Nesta parte, busco análise pormenorizada e crítica da opinião de Marcelo Pedroso em “Litigância Predatória no Setor Aéreo: Desafios e Perspectivas”. Antes de entrar nos detalhes dessa análise, apresento um resumo dos argumentos de Pedroso para situar o contexto.


Pedroso explora a problemática da litigância predatória no âmbito da aviação civil, com ênfase na situação no Brasil. Ele argumenta que as companhias aéreas estão sendo desafiadas por uma onda de litígios predatórios. O autor caracteriza esses processos como fomentados por

grupos que ele chama de “abutres”, que empregam tecnologias digitais e plataformas sociais para captar clientes insatisfeitos e instigá-los a recorrer ao judiciário, frequentemente sem buscar uma solução prévia com a empresa aérea.


Pedroso aponta que, desde 2018, diversas “civic techs” têm facilitado a abertura de processos por parte de consumidores descontentes, recorrendo a técnicas de marketing digital para captar esse público. Essas empresas, segundo ele, se aproveitam de petições padronizadas em grande escala, buscando gratuidade de forma injustificada e gerando um volume excessivo de ações judiciais para casos similares.


O autor também destaca que essas ações se apoiam frequentemente em pedidos de indenização por danos morais sem prova efetiva, contrariando o artigo 251-A da Lei 7.565/86, que exige a comprovação de danos extrapatrimoniais pelo autor da ação.

Pedroso argumenta que essas práticas das empresas “abutre” prejudicam a possibilidade de soluções amigáveis e impõem um ônus desnecessário ao sistema judiciário, dificultando a adoção de práticas de mediação e conciliação, valorizadas pelo novo CPC/15.


Além disso, ele levanta a questão de que tais práticas das “civic techs” poderiam infringir o artigo 39 do Código de Ética da OAB, configurando a mercantilização da advocacia e captação de clientela. Pedroso conclui mencionando ações da OAB contra essas empresas, que resultaram em decisões judiciais proibitivas contra muitas delas entre o final de 2019 e junho de 2022.


Com essa visão geral estabelecida, agora procederemos a uma discussão crítica mais aprofundada da opinião de Pedroso, examinando suas alegações e contexto com maior detalhe.


Reflexões e Diálogos: Uma Análise Crítica da Opinião de Marcelo Pedroso Sobre a Litigância no Setor Aéreo:


Marcelo Pedroso oferece uma narrativa sobre os desafios da litigância predatória no setor aéreo. No entanto, é crucial expandir essa análise para entender melhor a complexidade do problema. Pedroso, ao focar nos impactos para as companhias aéreas, parece inclinar-se mais para a perspectiva corporativa, potencialmente minimizando as preocupações legítimas dos consumidores.


A questão da litigância predatória é indiscutivelmente multifacetada. Pedroso categoriza, talvez de maneira demasiadamente ampla, as ações dos consumidores como predatórias, sem mergulhar profundamente nas razões que os levam a recorrer ao sistema judicial. Examinemos casos concretos para entender melhor como essa litigância pode afetar negativamente tanto passageiros quanto empresas aéreas.


Os consumidores geralmente buscam amparo legal em situações adversas como atrasos extensivos, cancelamentos ou problemas com bagagens, buscando compensações por transtornos e prejuízos. Em várias ocasiões, as respostas das companhias aéreas a esses problemas não são satisfatórias, levando os passageiros a sentirem-se forçados a procurar justiça nos tribunais.


Por outro lado, é válido reconhecer que as empresas aéreas enfrentam desafios legítimos, lidando frequentemente com ações coletivas motivadas por entidades que visam lucrar através da litigância. Tais situações podem drenar os recursos das companhias, dificultando a gestão adequada de reivindicações legítimas.


Reavaliando o ensaio de Marcelo Pedroso, é essencial perceber que, embora seja crucial endereçar a litigância predatória, a generalização das ações judiciais dos consumidores como predatórias é um equívoco. Em muitos casos, os consumidores recorrem ao sistema legal como um último recurso. Assim, um equilíbrio entre os direitos e necessidades das empresas e consumidores é indispensável.


Ademais, ao focar predominantemente na litigância, o artigo de Pedroso deixa de abordar as causas raiz desse fenômeno, como a qualidade do serviço ao cliente e o manejo eficaz de reclamações. Seria mais benéfico priorizar a melhoria desses aspectos.


Em resumo, o ensaio de Marcelo Pedroso, embora lance luz sobre importantes aspectos da litigância predatória no setor aéreo, convida a questionamentos que nos impulsionam a uma reflexão mais holística e equitativa. As perspectivas dos consumidores não devem ser negligenciadas, e soluções devem visar o bem comum, evitando restringir injustamente o acesso à justiça. Embora a litigância predatória mereça atenção, a busca por soluções deve ser imparcial e justa.


Prosseguindo, a próxima seção, analisará como os argumentos de Pedroso se entrelaçam com as ideias de Deborah L. Rhode sobre litígios frívolos e responsabilidade corporativa, permitindo um debate mais rico e diversificado sobre este tópico complexo.

Análise Comparativa: Litigância Predatória na Visão de Rhodes versus Pedroso:


Inicialmente, Rhode argumenta que a percepção sobre a prevalência da litigância frívola é exagerada. Essa perspectiva ressoa com o questionamento sobre se o foco na litigância predatória no setor aéreo está desviando a atenção de questões mais urgentes e ofuscando problemas genuínos que exigem atenção.


Adicionalmente, Rhode salienta os impactos adversos das visões distorcidas sobre a litigância frívola. Ela expressa inquietação sobre como essas percepções podem levar a reformas judiciais desnecessárias que, em vez de solucionar problemas concretos, podem restringir o acesso à justiça em casos legítimos. Esse ponto é congruente com a preocupação de que medidas para restringir a litigância no setor aéreo possam criar barreiras para consumidores que procuram reivindicações legítimas.


Rhode também examina a forma como a narrativa de litigância predatória pode favorecer interesses empresariais, desestimulando ações legítimas contra a negligência corporativa. Ela argumenta que a estigmatização das ações judiciais pode criar um clima onde as corporações sintam-se menos compelidas a adotar práticas éticas, já que a opinião pública pode ser menos receptiva a litígios contra elas. Esse ponto questiona a visão de Marcelo Pedroso de que as práticas corporativas em facilitar a litigância dos consumidores são majoritariamente predatórias, destacando que a estigmatização da litigância pode ser uma estratégia para proteger empresas de responsabilidades.


Além disso, Deborah L. Rhode aborda o uso político e ideológico do tema da litigância frívola, apontando como certos grupos de interesse a utilizam para avançar agendas específicas. Isso ecoa com a ideia de que a litigância predatória no setor aéreo pode ser manobrada para servir a interesses corporativos e políticos, indicando que tal questão transcende preocupações estritamente legais e pode ser moldada por fatores externos como pressões políticas e econômicas.


Por fim, Rhode realça os desafios enfrentados por cidadãos na busca por reparação legal, sublinhando que o verdadeiro problema reside no acesso desigual à justiça. Isso enfatiza a necessidade de uma reforma mais abrangente na justiça civil, que considere não só a litigância frívola, mas também questões de acesso à justiça e proteção contra abusos corporativos.


Em conclusão, a análise de Deborah L. Rhode questiona as visões tradicionais sobre litigância frívola, enfatizando a importância de uma abordagem equilibrada e baseada em evidências para entender e tratar essa temática. Suas observações aprofundam as preocupações sobre a

narrativa de Pedroso a respeito da litigância predatória no setor aéreo, destacando a importância de considerar múltiplas facetas e a necessidade de reformas que favoreçam tanto o acesso à justiça quanto a responsabilidade corporativa.


Iluminando o Caminho: Reflexõs Finais sobre a Litigância Predatória:


Neste artigo, mergulhamos na análise da litigância predatória, com foco especial no setor aéreo, confrontando as percepções de Marcelo Pedroso e as ideias apresentadas por Deborah L. Rhode sobre litigância frívola e responsabilidade corporativa. Essa análise proporcionou um entendimento aprofundado sobre as complexidades e os diversos aspectos envolvidos nesta temática.


Marcelo Pedroso apresentou uma visão crítica sobre a litigância predatória no setor aéreo, apontando como algumas empresas parecem fomentar demandas judiciais por parte de consumidores insatisfeitos, muitas vezes sem esforços prévios para solucionar os problemas de forma amigável. Segundo Pedroso, tais práticas sobrecarregam o sistema judiciário e criam empecilhos para resoluções extrajudiciais mais eficazes.


No entanto, ao aprofundarmos nas críticas e considerações, percebemos que a questão da litigância predatória é mais complexa e não pode ser vista de maneira unilateral. É necessário questionar se todas as ações judiciais movidas por consumidores são realmente predatórias, além de ponderar sobre a importância de manter um equilíbrio entre os direitos das empresas e dos consumidores, evitando limitar o acesso à justiça.


A perspectiva de Deborah L. Rhode enriqueceu esta discussão, trazendo à tona críticas à ideia de que a litigância frívola seja um problema tão disseminado. Rhode enfatizou como as percepções errôneas podem levar a reformas legais restritivas e realçou a possibilidade de a narrativa da litigância predatória beneficiar interesses corporativos, inibindo reivindicações legítimas contra práticas empresariais negligentes.


Assim, chegamos a algumas conclusões cruciais sobre a litigância predatória. Primeiramente, é imprescindível adotar uma postura equilibrada e fundamentada em dados concretos ao abordar esse fenômeno. Em vez de restringir o acesso à justiça, devemos buscar soluções que ataquem as raízes do problema, como a melhoria na qualidade dos serviços e a resolução eficiente de queixas.


Ademais, é vital considerar a perspectiva dos consumidores, reconhecendo que, em muitos casos, a via judicial pode ser a única forma de buscar reparação em situações legítimas.

Também é essencial abordar a questão do acesso desigual à justiça, assegurando que reformas legais não acabem por prejudicar aqueles que buscam reparação legítima.


Em conclusão, a litigância predatória representa um desafio complexo, exigindo uma análise detalhada e abrangente. Precisamos encontrar soluções que promovam o acesso à justiça e a responsabilidade corporativa, enquanto reconhecemos a complexidade e os desafios inerentes a esta questão.


Este debate sobre a litigância predatória não é definitivo e se manterá relevante à medida que a sociedade e as práticas comerciais continuarem evoluindo. Portanto, é crucial manter a pesquisa, o debate e a evolução das estratégias para garantir a justiça acessível e efetiva para todos os envolvidos. A litigância predatória é apenas um elemento de uma conversa mais ampla e contínua, e nosso caminho adiante deve ser iluminado pela busca constante de equidade e justiça.


LOBO, Lydia Mauler. Advogada, OAB/SP 358.859. Desafios da Litigância Predatória: Avaliação Crítica no Âmbito Aéreo e Contextos Adicionais. São Paulo, 2023.


Palavras-chave em Português:

Litigância Predatória; Setor Aéreo; Viés; Crítica; Acesso à Justiça; Responsabilidade Corporativa;

Palavras-chave em Inglês:

Predatory Litigation; Aviation Sector; Bias; Critique; Access to Justice; Corporate Responsibility Referências/fontes:

Marcelo Pedroso. (2023). Litigância Predatória no Setor Aéreo: Uma Questão a Ser Enfrentada. JOTA. Disponível em: . Acesso: 01 nov. 2023.

Deborah L. Rhode. (2017). Frivolous Litigation and Civil Justice Reform: Miscasting the Problem, Recasting the Solution. Fordham Law Review, 86(4), 1-24. Disponível em: . Acesso: 01 nov. 2023.

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